sábado, 2 de julho de 2011

Metrô SP ::: Frota J ::: Modernizada pelo consórcio Bombardier/Tejofran/Temoinsa

Bem, venho hoje, após muito tempo e finalmente estou de férias, para postar mais um trem modernizado do Metrô de São Paulo.

É a frota J. Reformado pela Bombardier/Temoinsa/Tejofran. Será modernizado pelo consórcio 1B. O outro consórcio (frota I) é composto pela Alstom, Siemens.

Este consórcio, que por ventura modernizará 26 trens do metrô de São Paulo. Irão do J26 ao J51, formando 26 composições. Inclui também o protótipo do metrô presentes nas composições atuais A33 e A34, que após a modernização passarão a ser J33 e J34 respectivamente.

O J31, foi o primeiro Bombardier a ser entregue para o metrô de São Paulo. A Bombardier, até então nunca tinha atuado nos sistemas da RMSP (exceto na modernização da série 5500), adquirida pela Fepasa, para operar na linha Diamante, na época Linha B.

Cada uma deverá, operar com seis composições, uma vez que as cabines intermediárias foram removidas, para dar mais espaço aos passageiros. Nos Budds originais, de 1973/1974, havia uma cabine intermediária, que possibilitava o trem em operar em formação de 2/4/6 carros, sendo que atualmente rodam 3 unidades  de 2 carros acopladas formando os seis carros. Nesta unidade, isto não será possível. As seis unidades serão a menor formação possível.

A composição original, foi fabricada em 1972/1973/1974, pela Mafersa. Na época, ostentava uma pintura branca/cinza, padrão do metrô da época, e com o símbolo do metrô ao lado, como era o padrão dos trens do Metrô/RFFSA/FEPASA. Quando começou, com os testes, antes da inauguração do Metrô, operava numa formação de apenas dois carros.

Na época era uma modernidade, total. Depois, foi deslocada para a Linha 3-Vermelha. Deixou de ser a única e a mais moderna, quando surgiram os Cobrasmas e Mafersas (linha 3).

Depois, a pintura dos Budds foi alterada, para o padrão Metropolitano, que ocorreu com todos os trens (maioria da época, exceto algumas séries mais antigas da CPTM que não receberam a pintura).

Depois disso, surgiram, mais novos trens com ar-condicionado, conforto e segurança. E os Budds, de tanto operarem por muitos anos, foram para a modernização. Tendo as primeiras composições 31 (fotos), 15, e 12 (que se envolveu num acidente próximo a Ana Rosa).

As composições da Linha, que está sendo modernizada, estão sendo gradativamente retiradas para modernização.
Fotos da composição:

1: A composição durante o processo de Modernização, feito pelo consórcio Bombardier/Tejofran/Temonisa



2: A composição, após a modernização














3: A composição, mais de perto. Detalhe: A cabine agora, ocupa o espaço frontal por inteiro. Não é mais apertada, como nos Budds antigos.














4: Foto da composição. Detalhe, que em relação aos Budds ela tem menos bancos. Destaque aos painéis eletrônicos que indicam próxima estação, e outros avisos.














5: A Cabine. Detalhe, a parede, idêntica aos do A96














6: O mapa das linhas 1, 2 e 3.

7: A cabine. Agora muito mais moderna, com equipamentos novíssimos e mais conforto ao maquinista.
8: A composição. Agora vista por inteiro, do primeiro ao último vagão
Após a chegada da modernização, o modelo começou os seus testes no Pátio Itaquera. Mais tarde, ainda este ano, ele deverá entrar em operação:

Fotos dos testes

9: O modelo, chegando em alta velocidade.

10: Aqui, ele já está freiando. Reparem que não há cabine intermediária, durante a modernização ela foi removida
11: Aqui, ela já está parando. Repare que no lugar da cabine, há parte do salão de passageiros.
 O modelo em si ficou ótimo, de fato assim como o I15 ficou excelente. Assim como o I15 e o resto das frotas I e J, ele rodará na Linha 1-Azul (Tucuruvi-Jabaquara). Ao todo, serão 51 composições modernizadas para a Linha mais os sete trens novos que já estão em operação. Serão ao todo 58 composições modernizadas.

A Linha, que foi inaugurada no segundo semestre de 1974, sendo gradativamente expandida, até atingir o Tucuruvi em 1998, está sendo modernizada. Comumicação está sendo melhorada, CBTC sendo instalado em suas vias, além de Rota de Fuga, que foram implantadas primeiramente na Linha 2-Verde, no trecho Ana Rosa-Vila Madalena. Tudo isto está sendo feito para garantir melhor conforto ao usuário, mais rapidez e agilidade ao seus usuários. 







Nenhum comentário:

Postar um comentário