segunda-feira, 31 de janeiro de 2011

Ônibus de Cianorte e Terra Boa

Olá, vamos a mais um Post. Hoje, com fotos dos ônibus de Cianorte e também de Terra Boa.

Ambos os municípios ficam no noroeste do Paraná, próximo a Maringá.

Cianorte também é conhecida por ser a capital do vestuário, e já conta com 70 mil habitantes. Já Terra Boa, é uma cidade pequena (porém em franca expansão, e conta com 15 mil habitantes). As duas cidades, somadas a população, juntas, já resulta numa população, maior do que 80 mil habitantes.

Este é o último post do Mês

1: Um CAIO Vitória, circular da Cidade. Em SP, TODOS OS MODELOS (com exceção das Permissionárias, que atuam na região do Term. Sacomã, e do grande ABCD, que ainda possuem) JÁ SAIRAM DE CIRCULAÇÃO. Na Capital paulista, o último foi o 4 4056, que já saiu a anos, pela empresa Novo Horizonte. Em Cianorte, possuem também.


2: Agora, avistem lá no fundo um Caio Alpha. Em SP, também com EXCEÇÃO das Permissionárias da EMTU, não existe mais o modelo circulando. Porém em alguns municípios da RMSP, ainda ostenta o modelo. Em SP, as últimas empresas e cooperativas a tirá-los de circulação foram a Novo Horizonte, que teve os 2 últimos alphas (4 4223 e 4 4263), além da Fênix, com o 2 5028, Unicoopers 8 5038 e 8 5042, e também a Fênix com o 1 5083.




3: Outro alpha, mas este é intermunicipal e faz o percurso entre Cianorte e Terra Boa! Possui motor traseiro!



4: Já em Terra Boa, temos este ônibus. O melhor deste (que é circular), é que ele possui poltronas, invés de bancos, uma ótima opção para um transporte escolar.














O Sistema do Paraná, de ônibus, simplesmente é magnífico. Todos os ônibus que vi por lá são bem cuidados. Em Cianorte, além dos CAIOs mostrados acima, existem também os Busscar Urbanus, e Urbanuss Pluss (que creio ser os mais modernos por lá, poderia haver ônibus mais novos). Também há Comil Svelto, por lá, e (não tenho certeza), também acho que tem Torino GV por lá (mas não tenho certeza). Já em Terra Boa, os ônibus, que circulam por lá, possuem "poltronas" em vez de "bancos" (no entanto, os que fazem o transporte rural, possuem bancos). Por lá, os ônibus em geral, já tem mais de 10 anos de operação, se bem que a conservação, compensa. já que lá são bem conservados. O sistema de ônibus do estado, é o melhor, inclusive se tratando no da capital, onde há os biarticulados, que com uma única passagem, é possível circular por toda a capital paranaense, que é Curitiba (respectivamente). Se quiser mudar de ônibus, não é necessário pagar outra tarifa. Basta esperar o próximo, nas chamadas estações-tubo, e dê a volta pela cidade. Em SP, isto também ocorre, porém não há as famosas "estações-tubo" e o número de integrações, é limitado a 4. Se bem, que em SP, é possivel se integrar com a CPTM,e com o Metrô, mas acho que no quesito de ônibus, a SPTrans deveria aprender com a rede integrada de transporte de Curitiba, pois o preço do ônibus aqui, subiu para R$ 3,00, então quem o passageiro acaba "sofrendo" com as constantes subidas de preço. Embora a SPTrans, também seja uma ótima empresa, que administra com suas nove áreas, de transporte, sendo que a (última, que é a 9 (central), não possui empresas). No interior do Paraná, você pode "matar a saudade" dos modelos antigos, que você andava quando era criança, como os Ciferais, Marcopolos, Caios, Busscars, Comils, e etc, antigos.

Lá também é possível encontrar modelos ex-SP, que pertenciam a capital, tendo como modelos comum, por exemplo, Alphas, Vitórias, Torinos e etc... 

Nenhum comentário:

Postar um comentário