sábado, 16 de outubro de 2010

Expresso Tiradentes

Olá, é com imenso prazer que mostro este post

Reúne fotos do Expresso Tiradentes, o corredor expresso de ônibus. Trata-se um corredor elevado, operado atualmente e unicamente pela empresa Via Sul, que também opera com ônibus na área 5 de SP (sudeste) Possui uma frota variada, dos seguintes ônibus.

O Expresso Tiradentes, 1ª era para ser um corredor que passaria de forma expressa sobre o tampão do rio Tamanduateí. Planejado em 1995, ligaria o bairro do Sacomã, até o Parque Dom Pedro II, de forma expressa, sem parar por semáforos.

Em 2000, começaram seus testes. Um carro Marcopolo VLP, fez testes em diferentes lugares, no autódromo de Interlagos, na região de Socrorro/Cidade Dutra, na Zona Sul de São Paulo, depois foi ao trecho Pedro II percorrendo até a região do Ana Néri, não muito longe dali.

Mas depois disso, aquilo não foi levado mais a frente, e o projeto e o carro abandonado.

Logo depois, em 2004, o projeto foi recontinuado, na gestão da prefeita Marta Suplicy. Desta vez, ela alterou o projeto, com a introdução de ônibus híbridos (em vez dos trólebus), pois seriam mais modernos, criando 2 linhas: Uma delas iria até o Sacomã, e a outra até São Mateus. Mas ela também abandonou o projeto.

Em 2005, na gestão do prefeito José Serra, as obras foram recomeçadas, desta vez Serra pretendia que implantasse um novo corredor de ônibus (introduzindo os híbridos da Marta Suplicy), e foi isso que aconteceu.  O corredor foi finalmente acabado e entregue em fevereiro de 2007, fazendo ainda suas primeiras viagens ainda em  dezembro de 2006 a janeiro de 2007. Naquela época, ainda estava em obras o corredor Expresso.

Depois, em 2009 foi entregue mais uma linha do corredor, que complementou a Sacomã-Parque Dom Pedro II, a linha Vila Prudente-Parque Dom Pedro II. Mas ela não seguirá mais para leste, como nos planos, em ventura da extensão da linha 2-Verde (Vila Madalena-Vila Prudente) até o bairro de Ciade Tiradentes, por monotrilho.

Frota do Expresso

* CAIO Mondego HA: São os típicos articulados, motor traseiro e piso baixo, do sistema de transporte de São Paulo. Estão em operação pela cidade desde 2006/2007: O seu protótipo, é o 5 2500, da empresa Via Sul e também faz parte da frota do expresso, mas da linha 2. O veículo roda nas duas linhas do expresso Tiradentes, além da 5109/51, que é a extensão da 10.
* Marcopolo Gran Viale: Primeiramente, quando chegou, fazia testes, e rodava em algumas linhas urbanas de São Paulo, tendo a Gatusa (área 7, lote 7 6xxx) que teria testado eles (eram 15 veículos). Mas com a inauguração do Expresso Tiradentes em 2007, foram repassados para lá, para operar no expresso. Dotados de ar-condicionado, e bancos bem confortáveis, dispondo de conforto total, operam SOMENTE a linha 1, que vai do Sacomã ao Terminal Mercado.
* Caio Topbus PB: Recentemente chegado na empresa, do modelo biarticulado, chegou na Via Sul destinadamente para operar no Expresso Tiradentes, aumentando a oferta de lugares, no pico e aumentar a frota de veículos. Assim como o Gran Viale, opera SOMENTE na linha 1 (Mercado-Sacomã) 

Nenhum comentário:

Postar um comentário