quarta-feira, 30 de novembro de 2011

Metrô de São Paulo ::: Mais uma série modernizada começa a rodar

Depois das frotas K e L, começarem a operar na linha 3 - Vermelha, sendo respectivamente da Cobrasma e da Mafersa, agora é a vez de uma nova frota começar a rodar.



Foto I: Trem da Frota J (J31), começou a operar pouco tempo


Foto II; Trem da frota I (I15), ainda não está operando, creio estar em testes finais, para rodar mês que vem (Dezembro)

Trata-se do J31. O Budd Mafersa, modernizado pela Bombardier, sendo o sexto modelo modernizado a começar a operar, logo após o K01, K07, L26, L27 e K24.

O Trem, postado, há meses anteriores, ficou um bom tempo parado, fazendo testes no pátio Itaquera (PIT). Recentemente, esta frota, foi colocada nos trilhos, flagrada recentemente.

O Trem, possui um ótimo design, interno. É a primeira atuação da Bombardier no Metrô de São Paulo.

A Bombardier, empresa Canadense, que fabrica trens e aviões, começou a atuar nos sistemas de transportes da Região Metropolitana de São Paulo, em 2006, quando modernizou parte da série 5500, da CPTM, conhecidos como Eletrocarros, adquiridos pela Fepasa, para completar a frota de trens, para operar nas linhas Oeste e Sul, posteriormente, linhas B - Cinza e C -  Celeste da CPTM, e atualmente Linha 8 - Diamante, e 9 - Esmeralda.
Mas, alguns anos depois, a RFFSA, os adquiriu, e logo em seguida, deslocou-os para as linhas da EFCB, respectivamente, linhas 11 - Coral e Linha 12 - Safira. Até o início do ano, esta série, operou na Linha 8 - Diamante, com formação de 12 carros.
Eles foram modernizados na metade da década de 2000.

Agora, a Bombardier, está atuando, no Metrô de São Paulo: Para começar, desde 2009, quando venceu o contrato, para modernizar a frota A do metrô de São Paulo (Budd/Mafersa), a frota mais antiga, com 26 trens modernizados, pouco mais da metade, que é de 51 trens. Além desta composição, existe ainda a J45, já modernizada, que provavelmente muito em breve também rodará (Foto I)

Os trens restantes, serão modernizados pela Alstom (Foto II), em parceria com a IESA (outra empresa, que também modernizou parte da série 1400 que roda na Linha 12 - Safira, e na extensão da Linha 7 - Rubi, que vai de Jundiaí a Francisco Morato. Além desta, há a composição I12, que sofreu um acidente em 2009, com um Alstom A96, 214, onde, a "cassetada" / pancada com o A96, danificou a frente da composição.

Este é o primeiro trem modernizado a chegar na linha, e um dos mais novos, outora os CAFs frota H, e os outros Budds modernizados, que ainda não começaram a operar...

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